quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Royce se diz incomodado com sistema de pontos no Jiu-Jitsu: 'Arte marcial virou esporte'

A prática do Jiu-Jitsu vem crescendo cada vez mais. Muitos iniciam na arte suave em busca de uma forma de defesa pessoal, um atividade física, ou um meio de aliviar os estresses do dia a dia. Com a nova geração de praticantes, e até mesmo de professores, novos métodos são empregados, o que causa um certo descontentamento de atletas que fizeram parte da história do esporte.
Um deles foi Royce Gracie. Em recente entrevista ao programa Submission Radio, o filho de Hélio Gracie, que fez história no Jiu-Jitsu e também no UFC, mostrou reprovação ao comentar sobre os professores que preparam seus alunos para competir de acordo com o sistema de pontos em um campeonato.
“Por exemplo, em uma escola de Jiu-Jitsu, a pessoa não entra nela pensando: 'Bem, eu quero aprender BJJ para que eu possa competir no ADCC. Ou eu vou descobrir e aprender Jiu-Jitsu para que eu possa competir no Metamoris ou no Pan-Americano'. Isso não existe. A pessoa vem porque ela ouviu que é algum tipo de estilo de auto-defesa, que me viu lutando e percebem que: 'Cara, o Royce lutou contra grandes caras e ele foi capaz de derrotá-los e de se defender. Quero aprender algo parecido'. Mas, em seguida, o instrutor irá guiá-los em um sistema de pontos e ensiná-lo a marcar pontos, e como competir em torneios. Me incomoda que as artes marciais em geral não estejam se tornando artes marciais, mas esportes marciais”, declarou Royce Gracie, que ainda utilizou o Taekwondo para comparar em relação às competições.

620x413
 
Royce Gracie criticou o sistema de pontuação em competições (Foto Eduardo Ferreira)
“O que está arruinando as artes marciais hoje em dia são os torneios. Torneios como os de sistema de ponto. Como o Taekwondo, por exemplo. O Taekwondo não foi criado para marcar pontos. Foi construído para bater e derrubar a pessoa. Mas, nos torneios atuais, eles não têm sequer atingido os adversários. Se eles chegarem perto o suficiente, marcam o ponto. Estão ensinando aos lutadores como não bater em alguém. É como se as pessoas quisessem competir. Não. As pessoas querem praticar artes marciais. Eles não praticam a arte marcial porque eles estão interessados em competir. Eles olham para as artes marciais porque querem aprender algum tipo de auto-defesa”, finalizou.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Sistema de Graduação e Ordem de Faixas no Jiu Jitsu

Nesta matéria, sobre as Faixas do Jiu Jitsu, iremos mostrar tudo que você precisa saber para entender o por que foi criado o sistema de graduação, qual é a sequência das Faixas do jiu jitsu e quais os tempos mínimos de permanência em cada faixa. Preparamos um excelente material, espero que gostem.

Sistema de Graduação (faixas)


  O sistema atual de graduação do Jiu-Jitsu, foi criado pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), e foi atualizado em 2012, ano que passou por diversas modificações.
  O intuito de criar um sistema de graduação próprio do Jiu Jitsu, foi para que houvesse uma uniformização e uma facilitação no ensino e na prática do Jiu Jitsu, bem como padronizar os modelos de campeonatos no Brasil e no mundo! Desta forma a IBJJF apresenta o Sistema Geral de Graduação, que busca tornar simples o entendimento da evolução do praticante desde a Faixa branca (inicio de tudo), até a Faixa vermelha (nível mais alto de graduação do Jiu Jitsu).

Sequência de Faixas do Jiu Jitsu


  Toda o praticante que inicia no Jiu Jitsu, inicia pela Faixa Branca , as demais faixas dependem necessariamente da idade do praticante:

  Quando o praticante de Jiu Jitsu é uma criança, a sequência de faixas até os 15 anos é:


faixas coloridas infantis jiu jitsu



  Quando o praticante atinge 16 anos ele deve ser graduado da seguinte forma:

faixas adulto jiu jitsu


  Todas as faixas de Jiu-Jitsu devem ter em uma das pontas uma “tarja”, esta "tarja" é o local destinado para a colocação dos Graus. Até a Faixa Marrom temos 5 níveis, a faixa lisa, e mais 4 graus, sendo de responsabilidade de cada professor, avaliar o aluno e graduado.

faixa marrom 4 graus


  A Faixa preta é dividida em faixa lisa e mais 6 graus;
  A Faixa Vermelha e Preta representa o 7º grau da Faixa Preta;
  A Faixa Vermelha e Branca representa o 8º grau da Faixa Preta;
  A Faixa Vermelha representa o 9º e o 10º grau da Faixa Preta.

  E como mencionado anteriormente, até a Faixa Marrom os graus são dados conforme critério do professor, a partir da Faixa Preta, é obrigatória a utilização do sistema e dos critérios da CBJJ (IBJJF).

  A IBJJF disponibiliza outros sistemas de graduação (graus) para os praticantes até 16 anos, mas sinceramente eu achei meio confuso e complicado de explicar, mas que tiver interesse em saber, pode procurar dentro do site www.cbjj.com.br

A Idade e a Graduação - Jiu Jitsu


  A idade para iniciar no Jiu Jitsu nós todos sabemos que não importa, eu por exemplo, comecei aos 23 anos e hoje com 30 sou Faixa Marrom, mas a IBJJF recomenda que uma criança inicie no Jiu Jitsu a partir dos 4 anos de idade.
  Aos mais "agoniados" por graduação, entenda a partir de qual idade a graduação pode ser concedida:

  Abaixo de 16 anos:

  -Todos que iniciam no Jiu Jitsu Iniciam com a Faixa Branca;
  - Praticantes podem se graduar faixa cinza (3 tipos) dos 4 aos 15 anos
  - Praticantes podem se graduar faixa amarela (3 tipos) dos 7 aos 15 anos
  - Praticantes podem se graduar faixa verde (3 tipos) dos 13 aos 15 anos
  

  Quando chegarem aos 16 anos:


  - Faixas brancas, são mantidos na faixa branca;
  - Faixas Cinza, Amarela, Laranja, tornam-se faixa azul;
  - Faixa Verde, torna-se faixa azul ou Roxa de acordo com o critério do professor.



  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Azul e Roxa a partir dos 16 anos;
  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Marrom a partir dos 18 anos;
  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Preta a partir dos 19 anos;
  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Vermelha e Preta a partir dos 50 anos;
  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Vermelha e Branca a partir dos 57 anos;
  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Vermelha a partir dos 67 anos;

Tempo mínimo de permanência em cada faixa:


  A graduação para o praticante de Jiu Jitsu deve vir por mérito, por reconhecimento pela evolução dentro do tatame, e como uma forma de incentivar a busca continua pela evolução. Cada faixa tem um tempo de permanência mínimo, estabelecido pela IBJJF, conforme segue abaixo:

  Praticantes de 04 a 15 anos, 

não há período mínimo de permanência em cada faixa;

  Praticantes de 16 e 17 anos:


  Branca: não há tempo mínimo exigido;
  Azul: não há tempo mínimo exigido;
  Roxa: 2 (dois) anos

  Praticantes a partir de 18 anos da Faixa Branca a Marrom:


  Branca: não há tempo mínimo (geralmente se utilizada 1 ano, mas vai de professor para professor)
  Azul: 2 (dois) anos
  Roxa: 1 (um) ano e meio
  Marrom: 1 (um) ano

Praticantes a partir da faixa preta:

Neste ponto, os períodos não são de permanência mínima, os períodos são fixos, e devem determinar o tempo de permanência do praticante em cada faixa:

Preta: 31 (trinta e um) anos
Vermelha e Preta: 7 (sete) anos
Vermelha e Branca: 10 (dez) anos
Vermelha: indefinido

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Jiu Jitsu Emagrece? Benefícios e Dicas

 

  

Há uma grande dificuldade de encontrar um esporte que contribua para a perda de peso saudável e também agrade o gosto pessoal. Quando fazemos algo que gostamos e essa dedicação nos proporciona benefícios, a prática é mais motivadora e induz à conquista de inúmeras metas determinadas.
Atualmente, podemos contar com diversas opções de esportes. As academias oferecem turmas de artes marciais e metodologias diversificadas que convencem você a sair de casa e mexer o corpo, e dentre elas podemos destacar o Jiu jitsu, que sempre esteve presente em academias, mas possuía procura reduzida.
É interessante avaliarmos as contribuições que esse esporte pode oferecer, reconhecer se ele se enquadra ao seu gosto, e se de fato o Jiu Jitsu emagrece, já que a maioria das pessoas desejam perder aqueles quilinhos a mais.
Um treino intenso de Jiu jitsu por uma hora chega a gastar entre 700 e 1000 calorias. Você fortalece muito a região abdominal e trabalha bem os braços, peito e costas.

O que é o Jiu Jitsu?

Muitas pessoas confundem os conceitos de determinadas artes marciais, então é importante fundamentarmos o que é o Jiu Jitsu. Ele é um sistema de artes marciais que ficou mundialmente conhecido quando ascendeu através do Campeonato Ultimate Fighting. A arte marcial proporciona muitos benefícios; dentre eles, podemos afirmar que Jiu Jitsu emagrece. O Jiu Jitsu brasileiro recebe destaque e conta com um time de profissionais capacitado, o qual é buscado por praticantes de todo o mundo.

Perda de peso

Treinar Jiu Jitsu tem ajudado muitos brasileiros a perder peso e manter um estilo de vida saudável. O esporte pode ser reconhecido como o segredo que as pessoas ativas tendem a ser mais saudáveis e a manter o peso corporal ideal, já que quando praticamos algo que gostamos, podemos praticar com prazer e dedicação.
Se compararmos às pessoas que possuem um estilo de vida sedentário, os praticantes de esporte possuem uma qualidade de vida superior. É válido ressaltar que a perda de peso para adultos possui um grau de dificuldade superior, já que devem conciliar rotina de trabalho, vida pessoal e acadêmica à prática de exercícios, mas a perda de peso é uma parte muito importante das metas de saúde e estética.
Muitos lutam para encontrar um treino que seja divertido, gratificante e eficaz, mas na maioria dos casos os adultos se sentem entediados, o que não oferece constante motivação para ser utilizada como combustível para a continuidade da prática, então reduzindo a probabilidade de conquista de resultados para o caminho para a perda de peso saudável.
O Jiu Jitsu pode combinar três elementos para sua rotina de exercícios: a diversão, a gratificação e a eficácia.

A prova está na perda de peso 

O aprendizado de novas técnicas pode se tornar um desafio não só físico, mas também mental. Quando os praticantes treinam um “rolamento” uns com os outros , podem se sentir fisicamente desafiados em um treino de corpo inteiro. A combinação de mente e corpo ajuda a proporcionar uma atmosfera divertida durante os treinos, além de quebrarem o quesito “mesmice”, pois os treinos sempre serão diferentes.
Em termos de recompensas, os estudantes podem ver os benefícios logo no início da prática. Os alunos podem se graduar, o que significa a sua progressão e aperfeiçoamento, sendo recompensados de forma positiva através da mudança de faixas. Você pode notar que o Jiu Jitsu emagrece através das suas graduações, pois elas podem ser utilizadas como incentivo para você reconhecer sua evolução pessoal e física. O Jiu Jitsu contribui para a perda de peso de todo o corpo e os exercícios individuais podem ser aperfeiçoados com os movimentos dos pés e sobre o chão.

O treino

A prática de Jiu Jitsu é adequada com chutes, rolamentos e sequências de movimentos que podem ser reconhecidos como exercícios cardiorrespiratórios. Os instrutores recomendam uma série de exercícios aeróbicos e alongamentos no início e ao término das atividades, o que contribui para o funcionamento do metabolismo, favorecendo assim a queima calórica.
Os treinos de Jiu Jitsu podem ser realizados de 2 a 3 vezes por semana, e as aulas podem ter duração entre 40 a 90 minutos.
Dentre as atividades aeróbicas, os instrutores recomendam a realização de circuitos iniciais, sempre realizados sobre o tatame. Polichinelos, abdominais, flexões são feitos antes das aulas. Alongamentos são recomendados para finalizar.


Dicas para a combinação perfeita 

É importante que você reconheça que apenas o Jiu jitsu não poderá se responsabilizar pela eliminação dos quilos a mais. É fundamental que seja estabelecida uma nova rotina e escolhas saudáveis que sejam compatíveis aos seus objetivos. Uma alimentação com menos calorias deve ser o primeiro passo. Veja abaixo algumas dicas que podem contribuir para que você comprove que o Jiu jtsu emagrece.
  • Pratique o Jiu Jitsu pelo menos 3 vezes por semana;
  • Atente para a postura durante os treinos, é fundamental que você evite lesões que podem prejudicar sua saúde;
  • Busque um local seguro e com orientação de profissionais capacitados;
  • O acompanhamento de um profissional de nutrição pode ser utilizado como diferencial para uma melhor adaptação à nova rotina, e também para reconhecer o comportamento do organismo;
  • Beba pelo menos 10 copos de água por dia;
  • Reduza os intervalos entre as refeições, isso auxiliará no funcionamento metabólico.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

6 princípios para melhorar sua Guarda Aberta no Jiu Jitsu

guarda-aberta-jiu-jitsu
Foto: bjjpix.com

6 princípios para melhorar sua Guarda Aberta no Jiu Jitsu


Fazer guarda é uma arte! exige flexibilidade, paciência, força e técnica, muita técnica.
Particularmente admiro muito quem consegue fazer da posição de guarda, uma arma letal para os passadores.

Nesta postagem pretendo listar 5 principios básicos, para fazer a Guarda Aberta no Jiu Jitsu (seja Guarda Aranha, Guarda De la Riva, ou qualquer outra...)


Os seis princípios são:

1- Abertura de Guarda

Tenha em mente que: Se você abriu a sua guarda por livre e espontânea vontade, você está jogando de guarda aberta. Mas Agora se o seu adversário abriu sua guarda, e forçou você a jogar de guarda aberta, é ele quem está em vantagem!

2. Mantenha contato sempre!

Jogar de guarda aberta, requer que o guardeiro mantenha contato o tempo inteiro com o adversário. Você deve manter sempre 4 pontos de contato, os dois pés e as duas mãos. Com 4 pontos de contato, é você que está fazendo Guarda, menos que isso é ele que está passando sua guarda. Entendeu a diferença?

3. Use muito os seus pés.

Os seus pés são a sua primeira linha de defesa. Você deve sempre utilizados para controlar a distancia e para aliviar a pressão que seu oponente estiver fazendo.

4. Joelhos também são úteis!

Os joelhos são sua segunda linha de defesa. Caso seu adversário já tenha ultrapassado a linha dos seus pés, você deve utilizar os Joelhos para neutralizar a pressão.

5. Posicionamento do corpo

A sua terceira linha de defesa é o posicionamento correto do seu corpo. Isso inclui em não "chapar" as costas no chão, e fazer as fugas de quadril corretamente.

6. A reposição

O cara esta quase passando, ou então passou a sua guarda? não pense em outra coisa que não seja a reposição! você deve voltar a uma posição em que se sinta confortável!