terça-feira, 29 de março de 2016

Dicas dos mestres

Dicas dos mestres: quantas vezes por semana é preciso treinar para evoluir no Jiu-Jitsu?

Treinos devem ser balanceados (Foto Eduardo Ferreira)

*Quando as pessoas começam a se dedicar a um novo trabalho, estudo, atividades cotidianas ou esporte, elas automaticamente já se imaginam no dia em que vão chegar ao topo dessa nova prática. No Jiu-Jitsu, quem se inscreve na academia e pega a faixa branca, quer logo se graduar para os níveis seguintes. Alguns atletas se afobam e acham que devem treinar excessivamente para evoluir. Outros não têm tempo de conciliar a arte suave com sua vida particular e têm medo de ficarem estagnados por treinarem menos.

Qual seria então, a quantidade ideal de treinos para se evoluir constantemente no Jiu-Jitsu? Em entrevista à TATAME, alguns mestres deram suas respostas.

Luiz Dias, da academia GASJJ, entende que cada aluno tem uma capacidade de aprendizado diferente, mas na média, três vezes por semana é um número ideal para crescer no Jiu-Jitsu.

"No minimo três vezes. Para quem quer buscar um bom rendimento, esse é o mínimo. Treinar duas vezes por semana só serve para a manutenção", diz Luiz, que também comentou sobre quem treina mais de uma vez por dia. "Depende de cada um, tem gente que vai de manhã e de noite e tem um rendimento ótimo. Funciona até como uma válvula de escape, chega irritado do trabalho e vai para o treino aliviar. A maioria treina um turno só, mas tem um número considerável de alunos que vão nos dois turnos", ressaltou.

Chico Mendes explica que não é preciso pressa para aprender Jiu-Jitsu (Foto Reprodução Facebook)

Para Chico Mendes, a arte suave não é uma matemática onde possamos colocar números de treinos para definir o grau de evolução. Mais importante do que a quantidade de treinos, segundo o professor da Checkmat, é a qualidade das aulas. Isso ajuda, inclusive, a evitar lesões.

"Você não precisa correr uma maratona todo dia para completar uma. A qualidade de treino é muito mais importante que a quantidade. Várias lutas e esportes fazem a pessoa treinar até se quebrar. Resumindo: o atleta não passa dos 30 anos. No Jiu-Jitsu, você pode lutar dos quatro anos de idade até o dia da sua morte", explica Chico.

Com uma visão mais de atleta profissional, Zé Mário Sperry, tricampeão mundial de Jiu-Jitsu, contou como era sua rotina quando lutava e apontou a diversificação dos treinos como um dos segredos do sucesso.
Zé Mario acha que os treinamentos devem variar de atleta para atleta (Foto Eduardo Ferreira) 

"Depende muito de cada um. Eu quando estava no ápice da minha forma física treinava duas vezes por dia tranquilamente, tanto no MMA como no Jiu-Jitsu. Mas é óbvio que você tem que fazer todo o tipo de treinamento. Fazer um mix e ver como está sendo a evolução", afirmou.

Outro ponto levantado pelos treinadores entrevistados é quanto à malhação, que não deve ser feita apenas com o intuito de levantar o máximo de peso possível. Isso é uma deformação do treino, segundo o líder da GFTeam, Júlio César Pereira.

"Hoje em dia tem que ter no mínimo dois treinos por dia, mas depende também da intensidade desses treinos. Pode ser posição durante o dia e treino forte à noite, e malhar - não para ficar forte, mas sim para fortalecer as articulações. Tem que ter um planejamento, se não você quebra o cara. O trabalho de malhação não é para levantar muito peso, é para fortalecer as articulações", destaca Júlio César.

Com as dicas de quem sabe muito sobre o Jiu-Jitsu, o caminho fica claro. Treinar com qualidade, variar os exercícios, malhar para fortalecer o corpo e, principalmente, entender o seu limite são os passos a serem dados por quem quer evoluir na luta.

Fonte: http://www.tatame.com.br/

sexta-feira, 25 de março de 2016

Berimbolo


Berimbolo Jiu Jitsu





O que é Berimbolo?


A evolução do Jiu Jitsu é algo inegável, cada dia que passa novas e mais novas posições são inventadas, e dessas posições diversas variações são criadas, e é isso que faz a nossa arte suave ser tão imprevisível e tão apaixonante.

Todos que sabemos que das mais diversas e novas criações do Jiu Jitsu, nenhuma foi tão eficiente e tão polêmica quanto o BERIMBOLO. Esta posição amada por muitos, e odiada por outros tantos, vem conquistando cada vez mais adeptos, e se popularizando pelo mundo a fora.

A posição Berimbolo no Jiu Jitsu, nada mais é do que uma RASPAGEM, que se utilizada da Guarda De La Riva, com a intenção de pegar das costas. Mas como trata-se de uma posição complexa, que exige uma combinação de movimentos e de pegadas, ela abre para um leque incrível de variações, que podem ser leg-locks, arm-locks, Chaves de pé, montada, entre outras.


Criador do Berimbolo


Quando dizemos que o berimbolo é uma posição moderna do Jiu Jitsu, muita gente acha que isto tem haver com o ano em que ela foi criada, pois acham que os irmãos Rafael e Guilherme Mendes possam ter inventado esta posição. O que muita gente não sabe, é que o berimbolo tem mais de 20 anos, e começou a ser utilizado em 1993, por Marcel Ferreira, faixa preta do Murilo Bustamente, na época em que treinava na academia Carlson Gracie. Marcel conta no vídeo que inventou o berimbolo, para evitar que um parceiro de treino chamado Eduardo Lerner passasse a sua guarda. Assista o vídeo da entrevista da revista tatame com o "Pai do Berimbolo".


Berimbolo Jiu Jitsu Moderno


Na minha opinião, o Berimbolo é dito como uma posição do Jiu Jitsu moderno, pois foge do comum do Jiu Jitsu tradicional (posições justas e coladas ao adversário), e propõe a utilização do giro como uma ferramenta para surpreender o adversário.

Utilizar o Giro é uma característica muito forte do Jiu Jitsu de atletas leves, como Rafael e Guilherme Mendes, Rubens Charles Cobrinha, os Irmãos Miyao. Estes atletas são todos campeões mundiais, e responsáveis pela popularização desta e de várias outras posições que utilizam princípios parecidos.

Berimbolo Irmãos Mendes


Os Irmãos Rafael e Guilherme Mendes, ambos 4 vezes campeões mundiais de Jiu Jitsu na faixa preta, são ícones do esporte, e grandes responsáveis pela popularização do Berimbolo.

Utilizando esta posição deste a faixa azul, os irmãos Mendes mostram a eficiente da posição quando aplicada com técnica e com precisão.

No vídeo a seguir, podemos ver Rafael Mendes aplicando o berimbolo nas competições


Fonte:http://www.muitomaisacaojiujitsu.com.br/

terça-feira, 22 de março de 2016

7 Quedas que todo lutador de Jiu Jitsu deveria saber

7 Quedas que todo lutador de Jiu Jitsu deveria saber

Hoje em dia, há muitos lutadores que estão privilegiando puxar para a guarda, contudo, ainda é de extrema importância para um praticante de jiujitu saber várias e eficientes quedas.

Neste vídeo, você pode conferir sete quedas muito eficazes que todo praticante de ter em seu arsenal. Se você tiver estas quedas bem treinadas, puxar para a guarda acaba sendo uma opção, e não uma necessidade.
  



Fonte: http://www.muitomaisacaojiujitsu.com.br/

sexta-feira, 18 de março de 2016

Rafael Lovato x Ricardo Demente


Vídeo: Rafael Lovato finaliza Ricardo Demente, do UFC, no Jiu-Jitsu sem kimono

Campeão mundial de Jiu-Jitsu na faixa-preta, o astro Rafael Lovato, cria da Ribeiro Jiu-Jitsu, teve um grande desafio no início deste mês, ao encarar o também craque no solo Ricardo Demente, atleta do UFC, no evento Fight to Win Pro 3, no Texas.

O card, que misturou disputas casadas de Jiu-Jitsu com e sem kimono, em várias graduações diferentes, culminou no duelo entre Lovato e Demente. O combate, que remonta o duelo de kimono entre eles no Mundial de Jiu-Jitsu de 2000, foi bastante movimentado na disputa sem pano, mas Rafael Lovato acabou melhor, ao finalizar Demente na guilhotina.

Confira o duelo na íntegra no vídeo abaixo.


Fonte: http://www.graciemag.com.br

terça-feira, 15 de março de 2016

Finalização Jiu Jitsu - ArmLock da Guarda Fechada


ArmLock da Guarda Fechada


Nesta postagem vamos tratar sobre uma das posições mais básicas do Jiu Jitsu, uma das primeiras posições que se aprende ao iniciar o treinamento de Jiu Jitsu, o famoso ArmLock da guarda fechada.

Finalização com o ArmLock.


Apesar de ser uma básica e de fácil execução, é de extrema eficiência, principalmente pelo seu poder de finalização, pois você utiliza toda a força de suas pernas e seu quadril contra o cotovelo do adversário.


Detalhes da posição


O armlock da guarda fechada, possui algumas variações, dependendo seu biotipo, e dependendo também a forma com que o adversário está fazendo postura. Mas a mecânica do movimento, é basicamente a mesma, e consiste em 3 passos:

Quebra da postura


Você deve fazer com que seu adversário esteja com a postura "quebrada", sem pegadas dominantes, dificultando seu poder de defesa.

Domínio do braço a ser atacado


Desde o inicio dos movimentos, você deve ter em mente qual o braço vai ser atacado, e principalmente você deve ter domínio sobre este braço.

Fuga de quadril


A fuga de quadril está presente em praticamente todas as posições do Jiu Jitsu, e no armlock da guarda fechada, não é diferente. Você deve mover o seu quadril de forma justa, em direção ao braço que será atacado.