sábado, 2 de julho de 2016

A importânciada defesa pessoal no Jiu-Jitsu

Rickson Gracie, Rener, Ryron e Pedro Sauer citam importância da defesa pessoal no Jiu-Jitsu; veja


Assim como outros assuntos de importante relevância, o tema da defesa pessoal no Jiu-Jitsu é algo que gera inúmeros debates entre alunos, lutadores consagrados e mestres da modalidade. Desta forma, em vídeo lançado no canal Gracie Breakdown no YouTube, quatro das figuras mais influentes da arte suave - Rickson Gracie, Ryron Gracie, Rener Gracie e Pedro Sauer - discutem o estado atual do esporte e o que estão fazendo para preveni-la de "perder a sua identidade", em artigo que pode também ser visto no site BJJ Eastern Europe, em inglês. Assim, todos falam da importância da defesa pessoal no esporte e como reconquistá-la.

Lenda da arte suave e do MMA, Rickson Gracie abre o debate no vídeo, e fala sobre sua preocupação com o atual momento do Jiu-Jitsu, razão pela qual estabeleceu a criação da Jiu-Jitsu Global Federation (JJGF), organização criada com o intuito de unir os diversos segmentos da arte suave através de uma federação global. O Gracie ainda lembrou das Academias Gracie no Rio de Janeiro, onde não aconteciam aulas em grupo, e sim um treinamento privado, com os alunos aprendendo técnicas exclusivas de defesa pessoal para a aplicação nas ruas. Só depois de demonstrar proficiência nos princípios da autodefesa, o aluno aprenderia a se defender e seria treinado para um oponente dentro do Jiu-Jitsu. Rickson aponta que o aumento da popularidade das competições na arte suave - o "Jiu-Jitsu competição" - provocaram uma redução na ênfase de técnicas aplicáveis de defesa pessoal. O lendário lutador acredita que a modalidade "perderá a sua identidade" como uma arte completa de autodefesa se a tendência atual permanecer por muito mais tempo.


Rickson Gracie, Rener, Ryron e Pedro Sauer citaram a importância da defesa pessoal (Foto reprodução)

Logo depois de Rickson, Rener Gracie continua a falar sobre o tema, e acrescenta que, mesmo que a Academia Gracie em Torrance, nos Estados Unidos, tenha mudado seu foco de defesa pessoal, por conta da proliferação de aulas em grupo e a ênfase na formação de estudantes para derrotar um ao outro, o curso "Gracie Combatives" foi criado em 2006 para preparar um novo aluno para sobreviver a uma briga de rua contra um adversário que não seja do Jiu-Jitsu. O programa surgiu como ponto de partida para a manutenção da base de defesa pessoal no Jiu-Jitsu. Posteriormente, Rickson Gracie e Rener falam mais sobre o curso Gracie Combatives e também elogiam a eficácia da Gracie University como meio de instrução para alunos.

No final do vídeo, Rickson traça uma comparação entre os atletas que encontrou na década de 1980, quando chegou pela primeira vez na América, e os dias atuais, onde tradicionais lutadores faixas-preta migram para realizar seminários a centenas de alunos em vários países. Em ambos os casos, o Gracie aponta que os alunos ficam igualmente impressionados com a simplicidade e a eficácia dos princípios fundamentais do Jiu-Jitsu. Neste fato, Rickson enfatiza e confirma sua crença de que a identidade da arte suave está em jogo e que seu princípio deve ser restaurado. Através da Jiu-Jitsu Global Federation (JJGF), a lenda espera unir as figuras mais influentes da modalidade para garantir que o Jiu-Jitsu não sofra o mesmo destino que tem afetado negativamente outras artes marciais, e siga com sua evolução no decorrer dos próximos anos. Confira o vídeo em inglês:


Nenhum comentário:

Postar um comentário