terça-feira, 9 de agosto de 2016

Graduação para faixa preta

Principais motivos que impedem de graduar a faixa preta de Jiu Jitsu





Quando começamos a treinar Jiu Jitsu, olhamos a faixa preta como o maior objetivo a ser atingido. Porém, o que muitos não percebem é que a faixa preta não é o fim. Ela é meramente uma estação (muito importante, mas ainda uma estação), de uma longa viagem que é o Jiu Jitsu.
Jiu Jitsu é um esporte que tem uma alta taxa de desistência. A maior concentração de abandono é na faixa branca e na faixa azul. E um fato interessante, é que se você graduou a faixa roxa, dificilmente desistirá, e é bem provável que também se gradue faixa preta.
Um fato bem conhecido é que após a graduação de faixa azul, muitas pessoas, desistem do Jiu Jitsu. O fator específico para este fato, pode ser a falta de interesse depois de atingir o primeiro objetivo, da vida pessoal ter ficado mais complicada, ou por qualquer outra razão. Neste artigo destacamos algumas das principais razões que fazem as pessoas pararem de treinar Jiu Jitsu.

Falta de Paixão pelo Jiu Jitsu


Nem todo mundo tem a paixão e amor pelo Jiu Jitsu. Lembre-se de quando você começou a treinar Jiu Jitsu, agora lembre de todas as pessoas que graduaram com você. Quantos ainda estão treinando regularmente? Tenho certeza que você vai lembrar de muitos que desistiram pelo caminho.
Quando eu comecei a treinar há muitos anos, eu me apaixonei instantaneamente pelo Jiu Jitsu, e eu sei que no fundo não importava quanto tempo iria levar, eu iria treinar Jiu-Jitsu pelo o resto da minha vida, e hoje tenho certeza que a obtenção de uma faixa preta será apenas consequência desta paixão. Desde que o Jiu Jitsu surgiu na minha vida, as vezes em que não pude treinar, procurava estar envolvido no universo do Jiu Jitsu de alguma forma, seja escrevendo matérias, gravando e vendo vídeos de Jiu Jitsu, conversando com os amigos, ou seja, sempre procurava de alguma forma estar perto do Jiu Jitsu. Pois, eu nunca queria desistir da minha paixão.
Quando você não tem paixão pelo Jiu Jitsu, você vai assumir outros compromissos, que invariavelmente irão fazer você ficar longe dos tatames, sejam viagens, vida social, trabalho, família.. etc..
Quantas vezes você faz o plano semestral da academia para fazer musculação, mas acabou treinando apenas 3 ou 4 meses? É exatamente isso que acontece, com as pessoas que começam no Jiu Jitsu, e a sua motivação não era forte o suficiente para continuar.
Quando você realmente tem paixão, você sempre vai encontrar um caminho e vai conseguir manter um treino regular, mesmo que você tenha outras preocupações, (carreira, família, vida social, etc..). Você pode até fazer uma pausa, mas sempre voltará para o Jiu Jitsu. Tem uma frase que representa bem isso, e é mais ou menos assim:
"O Jiu Jitsu não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona!"

Não conseguir lidar com o Ego


Você não pode fingir no Jiu Jitsu. As longas horas que você passa treinando e rolando, significa que você está sendo testado a todo o momento. E você também está testando seus companheiros de treino.
Não saber lidar com o Ego elimina as pessoas que não estão 100% comprometidos com o Jiu-Jitsu. Muitas vezes, você além de ser finalizado fisicamente, também será finalizado mentalmente (em função do cansaço, do stress, etc..), mas cabe a você mesmo não desistir, reverter a situação e continuar treinando.
Se você é competidor, com certeza em algum momento você acabará perdendo. Se você treina com pessoas de um nível bom de Jiu Jitsu, invariavelmente acabará batendo, isto é uma certeza.

Algumas recebem a graduação de faixa azul por exemplo, ficam 6 meses parados, e quando voltam são dominados por aqueles que eram iniciantes no ano anterior. Isso com certeza mexe com o Ego, e algumas pessoas que não conseguem lidar com esta situação acabam desistindo, ao invés de aprender e melhorar.

Lesões 


As lesões podem acontecer a qualquer momento, por exemplo, eu rompi os ligamentos do meu tornozelo treinando Jiu Jitsu, porém minha noiva também rompeu os ligamentos do tornozelo, porém ao pisar em falso enquanto caminhava no centro da cidade.
As lesões acontecem no Jiu-Jitsu, e esta é uma das grandes causas das pessoas pararem de treinar. Até hoje nunca tive grandes problemas de lesão treinando Jiu Jitsu (a do tornozelo foi parcial, e com 2 meses já estava treinando novamente), muito pelo contrário, quando eu jogava futebol vivia com problema nos joelhos, e depois que troquei a bola pelo kimono, minha vida se tornou relativamente mais segura, e infinitamente mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário